GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

CBF mostra dados sobre Covid-19 no futebol e avalia Brasileirão como sucesso

CBF mostra dados sobre Covid-19 no futebol e avalia Brasileirão como sucesso

A equipe da CBF está considerando o início do Campeonato Brasileiro um sucesso, mesmo com os jogos sendo iniciados durante a pandemia. Em reunião da Comissão Externa de Enfrentamento a Covid-19 nesta quarta-feira (19), representantes da entidade falaram sobre o retorno da competição e avaliaram a situação de contaminação entre integrantes dos clubes do futebol nacional. 

"O retorno das atividades do Futebol Brasileiro na pandemia" foi um dos temas da reunião, requerido pelo deputado e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP). No debate estiveram presentes Walter Feldman, secretário-geral da CBF, e Jorge Pagura, diretor-médico e coordenador do protocolo de saúde para realização das competições. 

“Tivemos alguns casos relevantes, como o do Goiás e do CSA, mas todos foram tratados com muita responsabilidade, com a suspensão dos jogos ou com a decisão de que os plantéis disponíveis eram possíveis para a partida. Fizemos ajustes necessários, mas o resultado é positivo e nos dá segurança para prosseguir”, declarou Feldman, em publicação feita pelo GloboEsporte.com.

Pagura ressaltou a atenção que está sendo dada ao acompanhamento dos jogadores e apresentou dados que apontam que, nos últimos dias, o número de contaminações entre os participantes do Campeonato Brasileiro vem caindo.

“Temos cuidados desde a viagem até como se comportar no refeitório. Se tem alguma coisa que precisa ser revista, nós já estamos pedindo dentro do protocolo localizado de cada clube”, explicou o médico.

“Na primeira rodada de testes, antes do Campeonato Brasileiro, foram 74 positivos, cerca de 5,7% do total de testes. Na testagem seguinte, caímos para 1,8% de positivos, cerca de 26 atletas. E agora na última, foram 16 positivos, indicando uma queda de 5,7% para menos de 1% em um intervalo de 15 dias”, pontuou Pagura sobre as quantidades de casos desde a preparação para a competição até a última semana.

Também estiveram na reunião o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil (Anatorg), Alex Sandro Gomes.

Desde o dia 7 de agosto, o Campeonato Brasileiro vem tendo jogos e oito partidas, entre as Séries A, B e C, foram adiadas devido o número de contaminações por Covid-19 nas equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário