quarta-feira, 17 de junho de 2020

Programa FazAtleta tem novos critérios para o período de pandemia do coronavírus

Programa FazAtleta tem novos critérios para o período de pandemia do coronavírus

O Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta) ganhou novos ajustes para este período de pandemia do coronavírus. As alterações foram publicadas na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do Estado (DOE). Dentre eles, estão a remuneração de um treinador e agora também para um preparador físico, além do financiamento de até R$ 1,5mil para a aquisição de 28 itens de equipamentos esportivos para treino em casa.

As novas regras do FazAtleta para elaboração, inscrição e avaliação de projetos terão validade enquanto durar o Estado de Calamidade Pública instituído pelo decreto 19.626, de 9 de abril de 2020, devido à pandemia. O titular da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, destacou que o esporte foi uma das áreas mais atingidas pelo coronavírus, o que ocasionou o cancelamento e adiamento de competições, além de obrigar o fechamento dos locais de treinos.

"As mudanças nas regras do FazAtleta vão permitir que os esportistas baianos, que estão em isolamento social, tenham acesso aos recursos para manter o treinamento e alcançar um bom desempenho quando voltarmos à plenitude das atividades esportivas", afirmou.

Enquanto estiverem suspensas as competições, o programa não financiará compra de passagens aéreas, inscrição em competições e em academias. Quando o calendário esportivo for retomado, a Comissão Gerenciadora do FazAtleta deverá analisar a nova realidade e fazer as alterações necessárias para a adequação.

Já em relação aos projetos, antes da pandemia estourar, o governo recebeu 35 novas inscrições, destas 32 são de atletas e as outras três de eventos esportivos. Mas segundo o coordenador do Esporte da Bahia, Rodrigo Farias, as propostas dos esportistas seguem valendo, mas eles precisarão apresentar um novo cronograma financeiro dentro dos novos critérios do FazAtleta.

"Com a publicação, iniciaremos hoje o contato com os atletas autores dos projetos para que façam essa adequação até a próxima terça-feira, 23 de junho. Feito este ajuste, a Comissão Gerenciadora irá avaliar cada projeto, que sendo aprovado poderemos dar início ao desembolso financeiro", explicou.

Os projetos de eventos esportivos só serão analisados após a retomada do calendário do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário