terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Vereadores de Cairu participam da festa do Reisado de São Benedito 2020


A festa centenária de São Benedito foi comemorada neste domingo (11) com a missa festiva no Convento de Santo Antônio. São mais de 400 anos que o Reisado de São Benedito faz parte do calendário folclórico e religioso da cidade, é o momento de rever amigos, visitantes além dos filhos de Cairu que hoje moram em outras cidades.
Diversas autoridades participaram da missa e das comemorações, entre elas o prefeito Fernando Brito e os vereadores além do Desembargador Ivanilton Santos da Silva e outras personalidades da política e da cultura local e regional.
Ao término da solenidade, foram distribuídos os disputados pãezinhos de São Benedito, que segundo os devotos garantem fartura na mesa o ano inteiro.
Todos os vereadores estiveram presentes juntamente com o presidente da Câmara Abdon Ché os quais falaram da importância e significado de São Benedito para Cairu e seus munícipes.
São Benedito nasceu na Itália, em 1526, filho de descendentes de escravos vindos da Etiópia, e mais tarde libertos por seus senhores. O santo viveu entre os irmãos eremitas de São Francisco de Assis e o Convento dos Capuchinhos. Ele era conhecido pela sua humildade e obediência. Mesmo sendo leigo e analfabeto, foi eleito como superior do mosteiro.   Os festejos veneram um dos padroeiros da cidade, o santo protetor dos negros e escravos.  
Sua festa foi introduzida no Brasil pelos franciscanos portugueses. O dia de São Benedito é 26 de dezembro, mas em Cairu a festa sempre acontece depois, no segundo domingo de janeiro, aproveitando as celebrações da Festa dos Santos Reis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário