quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Com VAR na final e primeira fase em pontos corridos, fórmula do Baianão 2020 é divulgada

Campeonato Baiano 2020 será disputado por dez clubes — Foto: Divulgação / FBF

A fórmula do Campeonato Baiano 2020 foi divulgada nesta terça-feira, após uma reunião realizada na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), entre representantes da entidade e dirigentes dos dez clubes que disputarão o estadual.
No encontro, foi decidido que o Baianão terá início no dia 15 de janeiro de 2020 e será encerrado em 26 de abril. Assim como neste ano, a fórmula da competição inclui uma primeira fase disputada no sistema de pontos corridos, no qual as equipes se enfrentam em apenas um turno. Os quatro primeiros classificados avançam para a segunda etapa da competição. O lanterna é rebaixado.

Equipes que participam do Campeonato Baiano 2020

  • Atlético de Alagoinhas
  • Bahia
  • Bahia de Feira
  • Doce Mel
  • Fluminense de Feira
  • Jacobina
  • Jacuipense
  • Juazeirense
  • Vitória
  • Vitória da Conquista
Na semifinal, que terá partidas de ida e volta, o líder da primeira fase enfrenta o 4º colocado, enquanto o 2º mede forças com o 3º. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.
Os times classificados na semifinal se enfrentarão na final, também em ida e volta, com o segundo jogo na casa da equipe de melhor campanha. Se houver empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, o título será definido por pênaltis.
O árbitro de vídeo (VAR) será utilizado apenas nas duas partidas da final. A adoção do sistema nas semifinais foi cogitada, mas os clubes optaram que apenas a decisão recebesse o auxílio tecnológico.
Segundo a assessoria da FBF, a tabela do Campeonato Baiano 2020 será divulgada nos próximos dias.

Vagas para a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D

Terão direito a vagas diretas para a Copa do Nordeste 2021 o campeão baiano e o clube mais bem posicionado no ranking nacional da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do time que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo aqueles que já estiverem garantidos na fase de grupos do regional.
Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF.
O Campeonato Baiano 2020 definirá três participantes da Copa do Brasil 2020. Garantem vaga no torneio nacional o campeão, o vice-campeão e 3º colocado do estadual.
Os dois clubes de melhor colocação no Baianão 2020 que não disputarem as Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro conquistarão vaga a Série D de 2021. A terceira vaga para a Quarta Divisão será destinada a uma competição a ser realizada no segundo semestre. Caso essa competição não ocorra, esta última vaga será dada ao terceiro clube melhor colocado no Baianão 2020 que não seja integrante de outra série do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário