segunda-feira, 26 de março de 2018

Islândia anuncia boicote diplomático à Copa do Mundo na Rússia

Foto: divulgação

A Islândia anunciou nesta segunda-feira que fará um ‘boicote diplomático’ ao Mundial da FIFA na Rússia, que sediará a sua primeira Copa do Mundo de futebol, entre 14 de junho e 15 de julho próximos, em 11 cidades, em meio a uma grande tensão entre Moscou e diversos países ocidentais.
Tensão chegou ao ponto máximo nas últimas semanas, devido a polêmicas em torno do caso do ex-espião russo Sergei Skripal, que teria sido vítima de uma tentativa de assassinato na Inglaterra no início deste mês.
Antigo agente do Departamento Central de Inteligência da Rússia (GRU) condenado por traição, Skripal foi encontrado inconsciente, ao lado de sua filha, em um shopping da cidade inglesa de Salisbury no dia 4 último, com sintomas de intoxicação.
De acordo com as autoridades britânicas, ele e Yulia, de 33 anos, teriam sido envenenados com uma substância neurotóxica identificada como A-234, muito provavelmente por ordens diretas do Kremlin.
Mesmo sem provas da suposta participação russa, o Reino Unido e seus aliados não demoraram para acusar a Rússia, adotando medidas punitivas, que foram prontamente respondidas pelo governo russo, de acordo com publicação da Sputnik Brasil.
Assim como Londres, Reiquiavique informou hoje que não enviará nenhum representante oficial islandês para o Mundial na Rússia, explicando que todo diálogo bilateral de alto nível será temporariamente suspenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário