quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Vitória mantém Argentina em 1º lugar do ranking da Fifa e deixa Brasil em 2º

Simulacao ranking da fifa (Foto: Reprodução)

Brasil garantiu o primeiro lugar das eliminatórias sul-americanas em 2016, mas não conseguiu tirar o maior rival do topo do ranking da Fifa: com a vitória de 3 a 0 sobre a Colômbia na noite de terça-feira, a Argentina continuará em primeiro lugar na lista mensal que será divulgada no dia 24 deste mês pela entidade que organiza o futebol mundial.
Pelo simulador no site da Fifa é possível prever quantos pontos cada seleção terá no ranking de novembro, o penúltimo do ano. Com os últimos resultados, o Brasil assumirá o segundo lugar com 1.544 pontos, passando a Alemanha, que ficará com 1.433. Na liderança, a Argentina passará a somar 1.634.
Quando Tite assumiu o comando, a seleção brasileira ocupava o nono lugar no ranking da Fifa de julho atrás de Espanha, França, Portugal, Chile, Alemanha, Colômbia, Bélgica e Argentina. Desde o dia 1º de setembro, quando o treinador fez sua estreia, o Brasil ganhou várias posições. No ranking daquele mês, já havia pulado para o quarto lugar após as vitórias sobre Equador e Colômbia. E após vencer Bolívia e Venezuela, em outubro, pulou para a terceira posição.   
Invicta sob o comando de Tite (seis jogos e seis vitórias), a Seleção assumiria o primeiro lugar do ranking da Fifa caso o time de Edgardo Bauza fosse derrotado pela Colômbia. Porém, Lionel Messi comandou a Argentina com uma atuação de gala na vitória de 3 a 0 e os "hermanos" continuarão no topo, posição que ocupam desde abril deste ano.
Além do primeiro lugar do ranking, o triunfo em San Juan deixou a Argentina viva nas eliminatórias. Após chegar ao sexto lugar - posição que a deixaria fora da Copa -, a equipe de Messi terminou o ano em quinto, colocação que garante ao menos a vaga na repescagem contra o representante da Oceania.
ENTENDA O RANKING
Tite Brasil x Peru (Foto: AP)
O ranking da Fifa começou a ser elaborado pela entidade em agosto de 1993, quando o Brasil ficou em oitavo. Porém, logo no mês seguinte a equipe do então técnico Carlos Alberto Parreira assumiu a liderança. Até junho de 1994, a Seleção oscilou entre o primeiro e o quarto lugar, mas após a conquista do tetra manteve a ponta de julho de 1994 a janeiro de 2001. Depois do penta, o Brasil retomou a hegemonia entre julho de 2002 e janeiro de 2007.

Desde então, o time canarinho voltou poucas vezes à liderança do ranking: apenas de julho a outubro de 2009 e entre abril e maio de 2010. A pior colocação da história da Seleção foi o 22º lugar em junho de 2013. A explicação para a posição tão ruim foi o fato de o Brasil não ter disputado as eliminatórias, já que era o país-sede da Copa de 2014. Pelos critérios da Fifa, jogos amistosos valem menos pontos que os oficiais.

A Fifa utiliza uma fórmula para chegar à pontuação de cada seleção mensalmente. Essa fórmula envolve a multiplicação dos pontos pelo resultado do jogo (a vitória vale três, o empate vale um e a derrota é zero), da importância da partida (confronto de Copa do Mundo, por exemplo, vale quatro, enquanto amistoso vale um), da força do adversário (de acordo com a posição no ranking) e da força da confederação continental (confira a fórmula completa abaixo).

A pontuação total leva em consideração ainda um período de quatro anos e é determinada pela média do número de pontos ganhos nos jogos dos últimos 12 meses e a média do número de pontos ganhos em jogos de mais de 12 meses atrás.

Confira abaixo como são os critérios da Fifa e exemplos de pontuação em um jogo:
- Fórmula
P = M x I x T x C

- Legendas
P = pontuação no ranking
M = pontos pelo resultado do jogo
I = importância da partida (Copa do Mundo, eliminatórias, amistoso...)
T = força da seleção adversária
C = força da confederação continental

- Critérios da Fifa
M = vitórias (3 pontos); empate (1 ponto) e derrota (zero)
I = Copa do Mundo (4 pontos); Copa das Confederações ou principal torneio de cada confederação (3 pontos); eliminatórias para Copa do Mundo ou para principal torneio de cada confederação (2,5 pontos); e amistosos (1 ponto);
T = o valor 200 é atribuído a todas as seleções. O líder do ranking vale 200. Para achar o coeficiente (T) de outras equipes, o valor é subtraído da colocação do time naquele momento. Equipes abaixo da 150ª posição valem sempre 50 pontos;
C = cada confederação tem um coeficiente: América do Sul (Conmebol) = 1 ponto; Europa (Uefa) = 0,99; Américas Central e do Norte (Concacaf), Ásia (AFC), África (CAF) e Oceania (OFC) = 0,85. Quando a partida é entre duas seleções de confederações diferentes, o valor para cálculo será a média.

- Exemplo da Alemanha
Com o empate de 0 a 0 no amistoso com a Itália, Alemanha somou 185 pontos. Entenda:
M = 1 (empate)
I = 1 (amistoso)
T = 187 (200 - 13, a posição da Itália no último ranking)
C = 0,99 (Uefa)
P = 1 x 1 x 187 x 0,99 = 185, 1

- Exemplo do Brasil 
Na vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, pelas eliminatórias, o Brasil ganhou 1.493 pontos. Entenda:
M = 3 (vitória)
I = 2,5 (eliminatórias)
T = 199 (200 - 1, a posição dos argentinos no último ranking)
C = 1 (Conmebol)
P = 3 x 2,5 x 199 x 1 = 1.492,5

Fonte:globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário